Yoga para Gestantes

Desligado

·         Aumento da força

À medida que a gravidez avança, o peso para carregar é sempre maior e nenhuma mulher está habituada a esta carga repentina. Se nos primeiros meses você não sente muita diferença, com o passar do tempo as pernas ficam cada vez mais cansadas e surgem as primeiras dores nas costas, principalmente na região lombar.

Graças  ao yoga, você pode trabalhar fortalecendo todas as áreas do corpo que podem ajudá-la a apoiar melhor o feto, como as pernas e todos os músculos da parte inferior das costas que são essenciais para equilibrar a mudança de peso.

·         Aumento do equilíbrio

Uma consequência direta do fortalecimento dessas áreas é o aumento do equilíbrio, essencial para continuar o seu dia-a-dia da melhor maneira. O yoga aumenta a autoestima e a autoconsciência, de modo que as novas mães podem confiar em sua própria força interior.

·         A tensão muscular e a dor desaparecem

 O corpo não estando habituado a esta fase, reage à sua maneira e infelizmente começa a sentir-se muita dor, principalmente nas costas, pescoço, ombros e quadris. Devido ao fortalecimento de muitos músculos e à respiração relaxante do yoga, muitas dessas tensões podem ser aliviadas ou mesmo desaparecer por completo.

·         O stress e as preocupações diminuem

 É absolutamente normal que neste período ocorra o aumento de estresse e preocupação. Parte disso também se deve ao aumento da quantidade de hormônios circulando no sangue. A respiração yogue, neste caso, pode ajudar muito a acalmá-la, reduzir o estresse e até mesmo todas as preocupações do período pré-natal, além é claro de ajudar a encarar o parto de uma forma mais benéfica, positiva e tranquila.

·         Melhoria do sistema cardio circulatório

Muitas das doenças que afetam as mulheres durante a gravidez devem-se ao fato de que, de repente, os sistemas circulatório e respiratório têm que funcionar duas vezes mais. Para aliviar todos esses distúrbios, é possível recorrer novamente à respiração consciente e profunda do yoga , graças à qual ambos os sistemas são estimulados e funcionam com mais eficiência.

·         Fortalecimento da coluna

 Uma das estruturas mais afetadas durante a gravidez é certamente a coluna que gera muitas vezes dores e incômodos. O Yoga é um toque saudável para dores ao longo da coluna  e com posturas específicas pode fortalecer os músculos das costas para contrabalançar o peso da barriga.

·         Melhoria do sistema digestivo

 Muitas vezes durante a primeira fase da gestação ocorre os enjoos, enquanto na segunda, geralmente dá lugar à constipação. Novamente, o yoga pode ajudar muito as gestantes, reduzindo esses sintomas.

Dentre os benefícios do yoga durante a gravidez, destaca-se a possibilidade de conhecer outras pessoas que se encontram nas mesmas condições e, portanto, compartilhar a experiência da gravidez em um ambiente tranquilo e de bem-estar. Este é um benefício importante, pois o yoga pré-natal em grupo pode ajudá-la a fazer novos amigos, melhorar seu humor e, portanto, tornar sua gravidez ainda mais bonita e serena. Além de ser  uma forma de começar um caminho espiritual e se sentir parte de algo maior.

Didi Shaliiná

Os comentários estão desativados.