Curso de Meditação
Aprenda Meditação
Meditação significa olhar para dentro de si mesmo em busca da fonte infinita de paz e felicidade que existe dentro de você; para sentir a bem-aventurança que é a essência de sua existência. Essa bem-aventurança está dentro de você, assim como está dentro de todos e de tudo.
Para poder focar a mente no sentimento de êxtase, usamos um mantra. Man significa “mente” e tra significa “aquilo que liberta”. Portanto, mantra significa uma palavra ou frase que “liberta a mente”. Embora confiemos principalmente em nossos olhos, o som realmente tem o efeito mais poderoso na mente. Portanto, o som interno de um mantra é a forma mais poderosa de focar a mente. Concentra a mente em uma ideia particular – a ideia (ou melhor, sentimento) de paz e felicidade infinitas.
O mantra tem três qualidades que o capacitam a fazer isso:
- Concentrativo: Atua como objeto de concentração, pois a mente tem que ter algo em que focar; não pode ser sem objeto.
- Incantativo: Tudo tem uma vibração particular. Você gosta de música com uma vibração adequada à sua. Você gosta de alguém quando sua vibração combina com a sua. O mantra também tem um comprimento de onda específico, e esse comprimento de onda faz a mente vibrar com o sentimento de felicidade infinita – êxtase.
- Ideativo: “Como você pensa, assim você se torna.” Este poderoso princípio psicológico é o esteio da meditação. Se você pensa negativamente, sua vida será negativa; se você pensar positivamente, sua vida será positiva. Estamos continuamente no processo de nos tornarmos o objeto de nossa ideação. Portanto, o significado do mantra é vital. Deve ser a ideia mais edificante; o mais positivo dos pensamentos. Novamente: felicidade infinita; perfeita paz e contentamento – bem-aventurança.
Ao ter ideias regularmente sobre o pensamento de bem-aventurança, a mente da pessoa se expande gradualmente, e essa expansão continua até que o senso limitado de existência da pessoa se funda na existência cósmica infinita. A experiência individual de prazer e dor acaba se transformando na experiência constante de bem-aventurança cósmica, assim como um rio alcança total liberdade quando se funde com o mar.